sábado, 31 de janeiro de 2009

Sala de leitura?

Passamos hoje por profundas transformações e de forma cada vez mais rápida. Ao mesmo tempo, vivência-se uma época em que o desinteresse pela leitura é uma constante. Não podemos nos acostumar a aceitar essa condição, pois não há como acompanhar ou mesmo interagir com essas mudanças atuais sem haver um conhecimento claro do que significam e de suas consequências. Para isso a leitura sob diversas formas tem papel fundamental na formação das pessoas. Para exercer plenamente sua cidadania a criança precisa não apenas ler mas interpretar e analisar o que lê, tendo despertado seu senso crítico, sensibilidade, emoção a fim de que possa interagir e tornar-se um agente transformador.

A escola inserida num contexto social que tem uma dinâmica de mudanças mais veloz, continua ainda com práticas administrativas e pedagógicas que resistem às exigências inibindo a leitura, que estabelece relacionamentos entre atividades que antes não se comunicavam. Nessa linha de pensamento, a sala de leitura funciona de modo menos formal e mais flexível para não apenas emprestar livros mas para que tenha atrativos que despertem curiosidade, interesse e hábitos leitores a partir das reflexões sobre leitura de um mundo que age e se organiza com os esquemas tradicionais. Essa mudança de atitude começa na infância, daí a importância de iniciar-se um trabalho de incentivo à leitura na fase inicial da escolarização, ou seja, na educação infantil e nas séries iniciais de ensino fundamental. Uma escola comprometida com a aprendizagem efetiva de seus alunos precisa ver na leitura a possibilidade de acesso a outros conhecimentos e bens que lhe garantirão um desenvolvimento integral.
Bom considero que o discurso até está até que razoavel, mas qual a diferença deste para o de uma biblioteca escolar? Não vejo muitos pontos discrepantes, isto para não falar nenhum, pois vejo nas duas instituições caracteristicas marcantes muito semelhantes.

Um comentário:

  1. Concordo com vários pontos.
    O governo chama de sala de leitura para não precisar contratar bibliotecários, pq não tendo o nome de biblioteca não há obrigatoriedade na contratação de um profissional especializado.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por opinar, sua opinião será muito útil para novos posts.